Pular para o conteúdo principal

O federalismo e a descentralização do poder

A grande causa da crise nos estados e municípios vão além da corrupção, o problema é a centralização do poder da União em Brasília, Estados e municípios repassam sua arrecadação a União e ela por sua vez devolve míseros tostões.
O Brasil é um país continental e a centralização do poder nas mãos do presidente e da União está retardando o crescimento do país, pois nossos problemas são regionais e Brasília não sabe a reais necessidades de uma cidade ou estado pois ela tem uma visão superficial. A adoção do federalismo igual o modelo norte americano é fundamental, os estados e municípios teriam mais poderes e sua arrecadação que hoje vai para o governo central, diminuiria pois a maioria do dinheiro ficaria nos estados e municípios e pequenas partes iriam a Brasília. Isso daria para regionalizar a solução dos problemas e investimentos maiores poderiam ser feitos nas áreas da saúde, educação e segurança, fora a melhora nos salários do funcionalismo público e melhora do serviço a população.
Também ficaria a cargo dos estados fazer suas constituições e leis próprias como por exemplo determinar se naquele estado teria pena de morte ou prisão perpétua como é nos EUA. O federalismo e descentralização do poder central são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

Comentários

  1. Meu nobre Wesley Oliveira, como monarquista consciente que sou defendo a Monarquia Parlamentar, Constitucional FEDERALISTA... Não há co.o fugir desta visão para que nosso país possa respirar ares de crescimento social entre outras coisas.
    O Federalismo como você cita, aos moldes dos Estados Unidos, onde os Estados possuem autonomia e os municípios passam a ter maior arrecadação de impostos a favor do povo é tido como uma forma mais HONESTA do uso deste dinheiro público, sendo aplicado em maioria no local onde é arrecadado, assim, podendo melhorar a vida do povo a nível municipal, ficando a cargo dos Estados caso haja necessidade, auxiliar um município em dificuldade, mas, dessa feita tambem, os municípios seriam incentivados a se desenvolverem mais e mais.

    Parabéns pelo belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado professor, fico lisonjeado ao receber um elogio de alguém tão gabaritado como o senhor, eu sempre aprendo coisas novãs com o senhor no nosso grupo, muito obrigado professor!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FATOS DO BRASIL IMPÉRIO QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM

Imperador Dom Pedro II       • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à  construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.           • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial,  apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).           • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.     • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.     • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.     • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valo...

ANALISE COM FRIEZA

  (Foto:  Sérgio Lima/Folhapress) O pré-candidato Jair Bolsonaro pode ser perfeitamente definido como um fenômeno político extraordinário. Aclamado como mito por milhões de eleitores, o deputado tem sido alvo de críticas de 10 em cada dez veículos de comunicação e formadores de opinião. Jornalistas, artistas e políticos se desdobram para construir narrativas e críticas contra o parlamentar. Diante da dificuldade em apontar defeitos ou ilações, acabam apelando justamente contra suas qualidades. Neste momento da corrida eleitoral, é perfeitamente cabível afirmar que o candidato, que desponta como favorito para as eleições de 2018, é o único candidato que se fez sozinho, sem contar com a estrutura de grandes partidos ou o apoio de grupos empresariais. O que deixa seus rivais ainda mais enfurecidos é que Bolsonaro não tem nem marqueteiro, patrocinador ou militância de partido. O deputado é recebido por multidões em praticamente todos as regiões do país e saudado por mil...

Partidos Conservador e Liberal do Brasil Imperial

Interior do Palácio do Conde dos Arcos, primeira sede do Senado do Brasil, retratado na pintura de 1875 Juramento da Princesa Isabel, de Victor Meirelles Em 23 de julho de 1840, perante as Câmaras reunidas, D. Pedro de Alcântara foi declarado maior, prestou juramento e foi investido do poder, começando a exercer suas funções constitucionais. Estava terminado o Período Regencial e tinha início o Segundo Reinado. Com a maioridade de D. Pedro, os liberais que tinham sido os articuladores do projeto assumiram o Primeiro Ministério de D. Pedro II. Liberais e Conservadores, ou como eram...