Pular para o conteúdo principal

A União Soviética pode voltar um dia?



O Centro de Pesquisa da Opinião Pública Russo (VTsIOM) realizou uma enquete e veio a saber que 64% dos russos responderam “sim” à pergunta se é necessário manter a União Soviética como uma federação de repúblicas igualitária em que vão garantir-se os direitos e liberdades do homem de qualquer nacionalidade.

A mesma pergunta foi colocada no referendo de 17 de março de 1991 em que a maioria dos cidadãos também deu uma resposta positiva. No entanto, a vontade do povo não foi posta em prática e a União Soviética colapsou em seis meses.
Quando perguntados sobre o principal culpado desse roteiro, os respondentes apontam para aquele que foi presidente naquela época, Mikhail Gorbachev (27%), mas 17% culpam as autoridades em geral. No entanto, só 2% apontam para o fator exterior, em particular, os EUA e Ocidente. No entanto, esta pergunta provocou dificuldade entre 40% que não deram resposta nenhuma.





Rússia "não quer União Soviética de volta, mas ninguém acredita", diz Putin











A Rússia não está a tentar trazer a União Soviética de volta, mas o problema é que "ninguém quer acreditar nisso", disse o Presidente russo, Vladimir Putin, num documentário emitido no domingo.
Desde o início da crise na Ucrânia, com o antigo Presidente Viktor Yanukovych apoiado por Moscovo e derrubado por manifestantes pró-europeus, que a Rússia acusa o ocidente de usar "a política de contenção", numa reminiscência do período da Guerra Fria.

 De acordo com o ex-presidente da Romênia, Traian Basescu, a invasão da Rússia à Geórgia em 2008 e a incorporação da península ucraniana da Crimeia ao território russo são exemplos de que a possibilidade de reconstituição da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) já é uma "realidade política".
"A ideia de restaurar a URSS é uma realidade política. E não digo para ofender a Rússia", disse Basescu com cautela, já que seu país tem na Rússia como segundo maior parceiro econômico depois da UE (União Europeia). Para o ex presidente romeno, a guerra da Geórgia de 2008. 

Agora vai a minha opinião, acho muito difícil da URSS voltar no papel, mais uma aliança politica, econômica e militar entre Rússia e China é bem provável, e formariam uma força muita mais poderosa do que a antiga União Soviética, mais o decorrer da historia da humanidade nos diz que tudo é possível, vamos aguardar e esperar que isso não aconteça.

Pesquisa feita em:  https://br.sputniknews.com/sociedade/201604064041105-inquerito-uniao-sovietica/

https://www.dn.pt/mundo/interior/russia-nao-quer-uniao-sovietica-de-volta-mas-ninguem-acredita-diz-putin-4947107.html

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34434/retorno+da+uniao+sovietica+ja+e+realidade+politica+diz+presidente+da+romenia.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOS DO BRASIL IMPÉRIO QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM

Imperador Dom Pedro II       • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à  construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.           • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial,  apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).           • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.     • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.     • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.     • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valo...

ANALISE COM FRIEZA

  (Foto:  Sérgio Lima/Folhapress) O pré-candidato Jair Bolsonaro pode ser perfeitamente definido como um fenômeno político extraordinário. Aclamado como mito por milhões de eleitores, o deputado tem sido alvo de críticas de 10 em cada dez veículos de comunicação e formadores de opinião. Jornalistas, artistas e políticos se desdobram para construir narrativas e críticas contra o parlamentar. Diante da dificuldade em apontar defeitos ou ilações, acabam apelando justamente contra suas qualidades. Neste momento da corrida eleitoral, é perfeitamente cabível afirmar que o candidato, que desponta como favorito para as eleições de 2018, é o único candidato que se fez sozinho, sem contar com a estrutura de grandes partidos ou o apoio de grupos empresariais. O que deixa seus rivais ainda mais enfurecidos é que Bolsonaro não tem nem marqueteiro, patrocinador ou militância de partido. O deputado é recebido por multidões em praticamente todos as regiões do país e saudado por mil...

Partidos Conservador e Liberal do Brasil Imperial

Interior do Palácio do Conde dos Arcos, primeira sede do Senado do Brasil, retratado na pintura de 1875 Juramento da Princesa Isabel, de Victor Meirelles Em 23 de julho de 1840, perante as Câmaras reunidas, D. Pedro de Alcântara foi declarado maior, prestou juramento e foi investido do poder, começando a exercer suas funções constitucionais. Estava terminado o Período Regencial e tinha início o Segundo Reinado. Com a maioridade de D. Pedro, os liberais que tinham sido os articuladores do projeto assumiram o Primeiro Ministério de D. Pedro II. Liberais e Conservadores, ou como eram...