Hoje está na moda usar nos debates e discussões politicas as pessoas que geralmente são ligadas a esquerda chamar os de direita de fascistas quando estão acuados ou quando se julgam ofendidos. Mas será que a direita tem algo em comum com o Facismo? O que a direita defende são bandeiras que se diferenciam muito dessa corrente ideológica, por exemplo: a direita defende a redução do estado e a livre economia de mercado, já o facismo na figura de Mussolini queria um estado forte e centralizador.
Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação".
Originalmente o fascismo foi um movimento político fundado por B. Mussolini em 23 de Março de 1919 e no seu início era composto por unidades de combate (fasci di combattimento).
O fascismo foi apresentado como partido político em 1921. Desde essa altura, a palavra "fascista" é usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, anticomunistas e antiparlamentares, que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões. Trata-se de um movimento antiliberal, que atua contra as liberdades individuais.
Fascismo na Itália
O fascismo teve a sua origem na situação de crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento absorvente do movimento comunista. Revoluções, guerras civis e crises econômicas conduziram a Itália (e outros países como a Romênia, Turquia, Áustria e Alemanha) à formação de grupos fascistas.Na Itália, Mussolini, antigo socialista e militar, ocupou o poder depois da "marcha sobre Roma" no dia 28 de Outubro de 1922. A câmara outorgou plenos poderes ao duce e os fascistas ocuparam, pouco a pouco, os postos chave do estado. O deputado socialista Matteoti denunciou a corrupção e violência fascistas, tendo sido assassinado pouco depois. A oposição abandonou o parlamento e Mussolini aproveitou a crise para estabelecer, em Janeiro de 1925, um estado totalitário, que proibiu os partidos políticos e os sindicatos não fascistas.
Através do Pacto de Aço (25 de Maio de 1939), o duce se aliou à Alemanha nacional-socialista, levando a Itália a intervir na II Guerra Mundial.
Podemos observar que um não tem nada de semelhante com o outro, isso apenas é uma falacia da esquerda vitimista que sempre quer desqualificar aqueles que se opoẽm aos seus ideais e causas.
Fontes: Mussolini e a Ascensão do Fascismo
Autor: Sassoon, Donald
Editora: Agir
A Anatomia do Fascismo
Autor: Paxton, Roberto Owen
Editora: Paz e Terra
A Segunda Grande Guerra - Do Nazi - Fascismo À Guerra Fria
Autor: Arnaut, Luiz
Editora: Atual
Comentários
Postar um comentário