Dom João VI, Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves |
Antes de desembarcar na capital do Brasil, Dom João aporta em Salvador da Bahia, antiga capital da colônia. Ali, institui a primeira Faculdade de Medicina do Brasil e decreta a Abertura dos Portos às Nações Amigas.Na prática, este tratado põe fim à condição de colônia ao Brasil, pois até o momento, somente as embarcações portuguesas poderiam fazer o comércio com o Brasil.
– Em 1808, D. João VI decretou uma lei que estabeleceu a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. A Inglaterra foi a principal beneficiada desta lei, pois mantinha estreitos laços comerciais com Portugal.
– Em 1808, D. João VI cancelou a lei que proibia o estabelecimento de indústrias no Brasil.
– Assinatura de tratados comerciais com a Inglaterra, favorecendo a entrada e comercialização de produtos manufaturados ingleses no Brasil. Entre esses tratados, assinados em 1810, podemos citar o Tratado de Comércio e Navegação e o tratado de Aliança e Amizade.
– Instalação de sistemas administrativos e jurídicos no Rio de Janeiro, com a criação de tribunais e ministérios.
– Estruturação econômica, com a fundação do Banco do Brasil e da Casa da Moeda.
– Investimentos nas áreas de educação e cultura. Nestas duas áreas, podemos destacar a criação de escolas de Medicina, do Jardim Botânico, da Biblioteca Real, da Academia Real de Belas Artes e da Imprensa Real.
– Elevação do Brasil, em 1815, a Reino Unido de Portugal e Algarves. Desta forma, o Brasil deixou de ser (oficialmente) uma colônia.
– Investimentos voltados para o desenvolvimento industrial do Brasil. Neste sentido, podemos destacar a instalação de indústria de ferro em Minas Gerais e São Paulo.
Outras obras de Dom João VI
Fundação da academia militar
Fundação do hospital militar
Criação da Fábrica da Pólvora
Criação da Academia de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Criação da Biblioteca Real
Criação dos Correios
Criação do Museu Real
Criação da Escola Real de Ciências,Artes e Ofícios
Criação da Impressão Régia
Inauguração do Teatro Real de São João
Criação de fábricas de tecido
Pavimentação das ruas cariocas
Reforma dos portos
Fonte: E-Biografia
Comentários
Postar um comentário