Pular para o conteúdo principal

Monarquia Haitiana


Império do Haiti

O Marechal Jean-Jacques Dessalines, ex-escravo e herói da independência haitiana, proclamada em 1 de janeiro de 1804 (primeira nação da América Latina a alcançar a independência), apoiado por simpatizantes proclamou-se imperador no dia 2 de setembro de 1804, de forma eletiva, como Imperador Jacques I, do Império do Haiti, e coroado pelo Arcebispo Jean-Baptiste-Joseph Brelle, no dia 8 de outubro do mesmo ano.

Fortemente anti-francês, teve apoio maciço dos ex-escravos libertos. Massacrou mais de 5000 franceses que ainda resistiam, e se utilizou da mão de obra forcada para desenvolver a nação. Confiscou terras dos brancos e as distribuiu entre a oficiais e população. Considerada a primeira reforma agrária das Américas.

No ano seguinte a independência, no dia 25 de fevereiro, o Imperador Jacques I, comandou aproximadamente 30.000 soldados numa investida contra o pais vizinho, a Republica Dominicana. Após breves vitórias cercam a capital Santo Domingo, que recebem reforços franceses, com uma esquadra de apoio. Mas em 28 de março, o imperador decide abandonar a luta e parte de volta ao Haiti.

O Imperador Jacques I, foi assassinado no dia 17 de outubro de 1806, em um golpe orquestrado por ex-aliados. Henri Christophe (futuro Rei Henri I), Alexandre Petion, Jean-Pierre Boyer André Rigaud e Bruno Blanchet.

Reino do Haiti

O Reino do Haiti, fundado por Henri Christophe, em 28 de marco do ano de 1811, aclamado como Henri I, na parte norte (Estado do Haiti), região que foi presidente. Henri I teve dificuldade em unificar a naçãohaitiana. A República do Haiti, ficava na parte sul, presidida por Alexandre Pétion.

Henri Christophe, foi chefe do governo provisório de 17 de outubro de 1806 a 17 de fevereiro de 1807, quando passa a ser presidente do Estado do Haiti. No ano de 1807, a Constituição permite que Henri Christophe se transforme em presidente vitalício. Finalmente em 28 de março de 1811,funda o Reino do Haiti, como Rei Henri I.

As principais obras desenvolvidas por Henri I foram em parte dedicadas a nobreza (recém-fundada, principies, condes, barões, etc…), como palácios, e principalmente na parte defensiva do reino, que consistiu na construção de castelos e fortificações. criada pelo Rei.

Entretanto mudanças na constituição que limitavam o poder do monarca, e um golpe de Estado contra Henri I o levou a cometer suicídio. O filho foi assassinado dias mais tarde por forcas rebeldes. O Reino do Haiti acabou por ser absolvido pelo vizinho do norte.

Segundo Império do Haiti

Em 1849 o senado haitiano proclamou o Segundo Império do Haiti, e o presidente Faustino Soulouque como Imperador Faustino I. Autoritário, foi um monarca de luxos.

No ano de 1855 e 1956, Faustino I, volta a atacar a República Dominicana, e também sai derrotado do conflito como o Imperador Jacques I.

Crises econômicas e revoltas populares aconteceram durante os anos de poder do terceiro monarca haitiano.

O Segundo Império Haitiano, contava com forte insatisfação entre a população, soldados. Os oficiais tramavam golpe. Finalmente em 1859, Jacques I resolve abdicar do trono e se refugiar com a família na Jamaica. O Imperador na viagem leva vultosa quantia em dinheiro, alem de diversos metais preciosos. As propriedades do monarca foram confiscadas.


Fonte:
www.crwflags.com
www.kreyol.com
www.haitianhistory.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOS DO BRASIL IMPÉRIO QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM

Imperador Dom Pedro II       • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à  construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.           • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial,  apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).           • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.     • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.     • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.     • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valo...

ANALISE COM FRIEZA

  (Foto:  Sérgio Lima/Folhapress) O pré-candidato Jair Bolsonaro pode ser perfeitamente definido como um fenômeno político extraordinário. Aclamado como mito por milhões de eleitores, o deputado tem sido alvo de críticas de 10 em cada dez veículos de comunicação e formadores de opinião. Jornalistas, artistas e políticos se desdobram para construir narrativas e críticas contra o parlamentar. Diante da dificuldade em apontar defeitos ou ilações, acabam apelando justamente contra suas qualidades. Neste momento da corrida eleitoral, é perfeitamente cabível afirmar que o candidato, que desponta como favorito para as eleições de 2018, é o único candidato que se fez sozinho, sem contar com a estrutura de grandes partidos ou o apoio de grupos empresariais. O que deixa seus rivais ainda mais enfurecidos é que Bolsonaro não tem nem marqueteiro, patrocinador ou militância de partido. O deputado é recebido por multidões em praticamente todos as regiões do país e saudado por mil...

Partidos Conservador e Liberal do Brasil Imperial

Interior do Palácio do Conde dos Arcos, primeira sede do Senado do Brasil, retratado na pintura de 1875 Juramento da Princesa Isabel, de Victor Meirelles Em 23 de julho de 1840, perante as Câmaras reunidas, D. Pedro de Alcântara foi declarado maior, prestou juramento e foi investido do poder, começando a exercer suas funções constitucionais. Estava terminado o Período Regencial e tinha início o Segundo Reinado. Com a maioridade de D. Pedro, os liberais que tinham sido os articuladores do projeto assumiram o Primeiro Ministério de D. Pedro II. Liberais e Conservadores, ou como eram...