Pular para o conteúdo principal

Manuela D'Ávila pode ser presa?


A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) confirmou na data de ontem (26), através de uma nota, que teria repassado o contato do jornalista Glenn Greenwald ao suposto hacker Walter Delgatti Netto. Manuela D’Ávila se prontificou a ajudar nas investigações. Em nota afirmou:

Me coloco à inteira disposição para auxiliar no esclarecimento dos fatos em apuração. Estou, por isso, orientando os meus advogados a procederem a imediata entrega das cópias das mensagens que recebi pelo aplicativo Telegram à Polícia Federal, bem como a formalmente informarem, a quem de direito, que estou à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o ocorrido e para apresentar meu aparelho celular à exame pericial.

Ainda sobre a nota publicada pela ex-deputada, ela afirmou que seu celular foi hackeado e que hacker teria dito que o mesmo […] queria divulgar o material por ele coletado para o bem do país, sem falar ou insinuar que pretendia receber pagamento ou vantagem de qualquer natureza.

Diante desse fatos, uma questão vem à tona: Manuela D’Ávila cometeu algum crime? Poderia ela ser presa temporariamente ou preventivamente?

Num primeiro momento, não podemos imputar a Manuela D’Ávila qualquer crime, pois repassar um contato telefônico não é criminalizado pela legislação pátria. Se a mesma recebesse alguma vantagem econômica ou contribuísse de alguma forma para facilitar o acesso dos hackers nos celulares invadidos, poderíamos adequar sua conduta aos crimes tipificados em lei.

Portanto, levando em consideração as informações obtidas pela imprensa – tanto a nota da ex-deputada e o depoimento do suposto hacker que não se contrariaram –, numa primeira análise técnico-jurídica Manuela D’Ávila não teria cometido qualquer crime.

Ausentes os elementos do crime – fato típico, ilicitude e culpabilidade –, a legislação brasileira não permite qualquer prisão cautelar contra nenhuma pessoa, seja em flagrante, temporariamente e, muito menos, preventivamente.

A Constituição Federal de 1988 assegura a liberdade de imprensa, a liberdade de consciência e, ainda, que ninguém será privado de seus direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política. Garante a todos “o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

Para haver qualquer hipótese de prisão – seja de Manuela D’Ávila ou até mesmo de Glenn Greenwald – os mesmos teriam que praticar alguma conduta criminosa para então o devido processo legal se iniciar, buscando elementos de autoria e materialidade delitiva.

Via Canal Ciência Criminal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOS DO BRASIL IMPÉRIO QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM

Imperador Dom Pedro II       • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à  construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.           • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial,  apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).           • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.     • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.     • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.     • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valo...

ANALISE COM FRIEZA

  (Foto:  Sérgio Lima/Folhapress) O pré-candidato Jair Bolsonaro pode ser perfeitamente definido como um fenômeno político extraordinário. Aclamado como mito por milhões de eleitores, o deputado tem sido alvo de críticas de 10 em cada dez veículos de comunicação e formadores de opinião. Jornalistas, artistas e políticos se desdobram para construir narrativas e críticas contra o parlamentar. Diante da dificuldade em apontar defeitos ou ilações, acabam apelando justamente contra suas qualidades. Neste momento da corrida eleitoral, é perfeitamente cabível afirmar que o candidato, que desponta como favorito para as eleições de 2018, é o único candidato que se fez sozinho, sem contar com a estrutura de grandes partidos ou o apoio de grupos empresariais. O que deixa seus rivais ainda mais enfurecidos é que Bolsonaro não tem nem marqueteiro, patrocinador ou militância de partido. O deputado é recebido por multidões em praticamente todos as regiões do país e saudado por mil...

Partidos Conservador e Liberal do Brasil Imperial

Interior do Palácio do Conde dos Arcos, primeira sede do Senado do Brasil, retratado na pintura de 1875 Juramento da Princesa Isabel, de Victor Meirelles Em 23 de julho de 1840, perante as Câmaras reunidas, D. Pedro de Alcântara foi declarado maior, prestou juramento e foi investido do poder, começando a exercer suas funções constitucionais. Estava terminado o Período Regencial e tinha início o Segundo Reinado. Com a maioridade de D. Pedro, os liberais que tinham sido os articuladores do projeto assumiram o Primeiro Ministério de D. Pedro II. Liberais e Conservadores, ou como eram...