Pular para o conteúdo principal

O que nasce errado termina errado



Bandeira Provisória dos Estados Unidos do Brasil


Quem nunca ouviu falar que aquilo que começou de forma errado não vai dar certo? Ouvimos muito isso em questões de relacionamentos, como namoro, se já começa cheio de brigas e intrigas, o casamento que seria o passo além, não pode existir, pois a vida a dois é mais difícil e exige extrema confiança de ambas as partes.
Assim também funciona com um sistema de governo, é isso mesmo que você esta lendo. A republica no Brasil não deu certo, e quase ninguém discordaria dessa afirmação.
Nossa republica começou fundada em mentiras e em um golpe de estado que derrubou nossa monarquia e o governo constituído de Dom Pedro II, amplamente adorado pelos brasileiros e que assistiram embasbacados a queda do império. Marechal Deodoro da Fonseca foi o instrumento usado para consumar o golpe. O grupo de republicanos que conspiraram contra a coroa brasileira mentiram para Deodoro, ele apenas queria derrubar o primeiro ministro, o Visconde de Ouro Preto e declarou que em relação ao imperador que esse lhe era o seu amigo e que lhe devia favores e foi embora. Não satisfeito Benjamin Constant e seus pares foram ter com Deodoro e disseram a ele uma mentira que mudaria o rumo da nação: teria sido especulado o nome de Silveira Martins, antigo desafeto do Marechal, pelo qual num passado disputaram o amor de uma mulher, a Baronesa de Triunfo. Então movido de um sentimento de rancor e ódio ele disse: “Então digam que a republica está feita”, e infelizmente assim se sucedeu.
Comprovo em minha tese que a republica nasceu fadada ao fracasso e nunca deu ou dará certo. Sou monarquista convicto, e por isso talvez possa achar minha opinião tendenciosa, mais a historia foi e é diariamente escrita e mostra que o Império gozava de alta credibilidade estabilidade politica entre os brasileiros e nossos indicadores mostravam que já eramos uma grande nação respeitado no mundo. A republica colocou tudo em xeque e mais, acabou com perspectiva do Brasil de ser um grande ator internacional e suas varias crises politicas mostra que a republica nunca se estabilizou ou se estabeleceu como forma de sistema de governo para o Brasil.
Esse quadro pode ser revertido? Creio que seria muito difícil, seria necessário adoções de remédios amargos, e praticamente teria que ser iniciada do zero, com criação de mecanismos que dificilmente seria feito por nosso quadro politico, ao menos que esses sejam todos reformulados também.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FATOS DO BRASIL IMPÉRIO QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM

Imperador Dom Pedro II       • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à  construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.           • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial,  apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).           • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.     • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.     • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.     • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valor do dólar e da libra esterlina.*     • (1880) O Brasil tinha a segunda maior e melhor marinha do Mundo, perde

Bandeiras históricas do Brasil

Bandeiras históricas do Brasil Nossa atual bandeira é datada de 19 de novembro de 1889, e sofreu algumas alterações com a criação de novos estados, mais antes disso o Brasil teve 12 bandeiras, a maioria ligada ao domínio português em terras tupiniquins, vamos ver quais foram essas bandeiras: Bandeira de Ordem de Cristo (1332 - 1651) A Ordem de Cristo, rica e poderosa, patrocinou as grandes navegações lusitanas e exerceu grande influência nos dois primeiros séculos da vida brasileira. A cruz de Cristo estava pintada nas velas da frota cabralina e o estandarte da Ordem esteve presente no descobrimento de nossa terra, participando das duas primeiras missas. Os marcos traziam de um lado o escudo português e do outro a Cruz de Cristo.                                       Bandeira Real (1500 - 1521)   Era o pavilhão oficial do Reino Português na época do descobrimento do Brasil e presidiu a todos os acontecimentos importantes havidos em nossa terra

ANALISE COM FRIEZA

  (Foto:  Sérgio Lima/Folhapress) O pré-candidato Jair Bolsonaro pode ser perfeitamente definido como um fenômeno político extraordinário. Aclamado como mito por milhões de eleitores, o deputado tem sido alvo de críticas de 10 em cada dez veículos de comunicação e formadores de opinião. Jornalistas, artistas e políticos se desdobram para construir narrativas e críticas contra o parlamentar. Diante da dificuldade em apontar defeitos ou ilações, acabam apelando justamente contra suas qualidades. Neste momento da corrida eleitoral, é perfeitamente cabível afirmar que o candidato, que desponta como favorito para as eleições de 2018, é o único candidato que se fez sozinho, sem contar com a estrutura de grandes partidos ou o apoio de grupos empresariais. O que deixa seus rivais ainda mais enfurecidos é que Bolsonaro não tem nem marqueteiro, patrocinador ou militância de partido. O deputado é recebido por multidões em praticamente todos as regiões do país e saudado por milhares de