Pular para o conteúdo principal

Como eu te amo Tricolor



A história é escrita pelos grandes vencedores, aqueles que se destacam pelo passar dos anos e ganham projeção e espaço. Mas nada é perfeito, sempre tem aqueles percalços e obstáculos no caminho que se superados servem de lição e aprendizagem para o futuro.
No futebol não é diferente, ninguém nasce gigante, somos uma soma de fatores e acontecimentos. Mas futebol também é paixão, uma relação de amor e ódio. Eu escolhi o São Paulo ou ele me escolheu eu já nem sei, mas sei que torço pra um dos maiores clubes do mundo, e não são palavras de um torcedor fanático e sim uma reflexão e análise da história desse time vencedor. 
Por muito tempo o São Paulo foi exemplo para o futebol brasileiro, estrutura, organização dentro e fora de campo, o pioneiro em sócio torcedor no pais e em outros coisas também foi. Colhemos muitos frutos disso, uma sequência de títulos como uma Libertadores e Mundial e um inédito tricampeonato brasileiro e inúmeras revelações de craques para o futebol como Kaka, Casemiro e Hernanes entre muitos outros jogadores de renome internacional. Mas como tudo na vida é cíclico, a má fase chegou e veio de forma dolorida para uma torcida que se acostumou com muito. Primeiro foi eliminações para brasileiros na libertadores, depois deixamos de disputar ela e passamos a frequentar a copa do Brasil e ser eliminado precocimente e depois começamos a dar vexame no estadual e brigar pra não cair no Brasileirão, apenas sendo mais regulares na copa sulamericana onde fomos vencedores em 2012, nosso último título e chegamos nas semis de 2013 e 2014. Desde 2008 passamos por poucos períodos de alegria, um clube que era modelo de administração se tornou foco de noticias polêmicas nos bastidores e de exemplo, fomos sendo superados pelos rivais e paramos no tempo e acabamos obrigado a ver outros clubes triunfar nessa última década.
Mas como eu disse antes que tudo é cíclico, um facho de luz e esperança surgiu nos últimos meses. Raí e Ricardo Rocha e mais adiante Lugano tomaram conta do futebol do São Paulo e Leco que antes aparecia muito e atrapalhava mais ainda, saiu de cena e deixou os holofotes para os profissionais do futebol. O começo foi difícil ainda com Dorival, mas com a chegada de Diego Aguirre tudo se transformou. O torcedor tricolor voltou a ver em campo raça, nem sempre um bom futebol mas entrega até o final do jogo não falta mais, os atletas muitas vezes estão saindo de campo esgotados.
Não sei se nesse ano já teremos títulos, mas a mentalidade vencedora está de volta, os jogadores sabem o peso da camisa que vestem e o mais importante, o torcedor recuperou o orgulho de torcer novamente. Aqui é São Paulo! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOS DO BRASIL IMPÉRIO QUE MUITAS PESSOAS DESCONHECEM

Imperador Dom Pedro II       • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à  construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.           • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial,  apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).           • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.     • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.     • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.     • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valo...

ANALISE COM FRIEZA

  (Foto:  Sérgio Lima/Folhapress) O pré-candidato Jair Bolsonaro pode ser perfeitamente definido como um fenômeno político extraordinário. Aclamado como mito por milhões de eleitores, o deputado tem sido alvo de críticas de 10 em cada dez veículos de comunicação e formadores de opinião. Jornalistas, artistas e políticos se desdobram para construir narrativas e críticas contra o parlamentar. Diante da dificuldade em apontar defeitos ou ilações, acabam apelando justamente contra suas qualidades. Neste momento da corrida eleitoral, é perfeitamente cabível afirmar que o candidato, que desponta como favorito para as eleições de 2018, é o único candidato que se fez sozinho, sem contar com a estrutura de grandes partidos ou o apoio de grupos empresariais. O que deixa seus rivais ainda mais enfurecidos é que Bolsonaro não tem nem marqueteiro, patrocinador ou militância de partido. O deputado é recebido por multidões em praticamente todos as regiões do país e saudado por mil...

Partidos Conservador e Liberal do Brasil Imperial

Interior do Palácio do Conde dos Arcos, primeira sede do Senado do Brasil, retratado na pintura de 1875 Juramento da Princesa Isabel, de Victor Meirelles Em 23 de julho de 1840, perante as Câmaras reunidas, D. Pedro de Alcântara foi declarado maior, prestou juramento e foi investido do poder, começando a exercer suas funções constitucionais. Estava terminado o Período Regencial e tinha início o Segundo Reinado. Com a maioridade de D. Pedro, os liberais que tinham sido os articuladores do projeto assumiram o Primeiro Ministério de D. Pedro II. Liberais e Conservadores, ou como eram...