Um assunto tomou conta das redes sociais na noite de quinta-feira (9) durante o debate entre os candidatos à Presidência da República do Brasil. Marcado por muita polêmica e discussões, assim como de praxe em debates do tipo, o programa exibido pela TV Bandeirantes trouxe a tona a discussão a respeito da URSAL. Tudo isso começou quando o Cabo Daciolo lançou sua pergunta a Ciro Gomes, um dos candidatos. Daciolo afirmou: "O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo" emendando com a pergunta "O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira".
Isso foi o suficiente para fazer com que as pessoas começassem a discutir o que era a Ursal, quais eram seus objetivos, como havia surgido, quem fazia parte desse grupo e etc. Ciro Gomes, candidato pelo PDT à Presidência negou ser o fundador do Foro de São Paulo. Daciolo rebateu argumentando que a Ursal é a sigla da União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Essa seria uma aspiração da união voltada para a América do Sul. O Cabo completou afirmando: "No nosso governo, o socialismo não tem vez". Ele, que foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2014 pelo PSOL, acabou sendo expulso do partido por divergência ideológica.
A chamada União das Repúblicas Socialistas da América Latina (URSAL) é uma organização citada por movimentos de extrema direita como um grupo de partidos que tenta implantar uma ditadura comunista a nível internacional. De acordo com a teoria, o Mercosul faria parte do plano, que tomaria os Estados aos poucos.
Comentários
Postar um comentário