EUA e China vem travando uma guerra comercial muito grande nos últimos tempos, a duas maiores economias do planeta estão fazendo uma disputa que pode fazer muito mal para a economia global.No decorrer do tempo o Brasil se afastou dos Estados Unidos, fazendo muito mais negócios com os chineses, e isso tem ajudado muito a balança comercial do Brasil, mas sabemos que houve muito interesse ideológico por traz disso tudo nos anos que o PT governou o país.
Claro que não podemos negar que a China é um grande parceiro comercial nosso, mas o tipo de relações que até aqui estávamos tendo com eles seria prejudicial para o Brasil num futuro próximo, e se distanciar demais da maior potencia do continente e do mundo também seria. Ora precisamos como nação se impor, até porque ambos compram e buscam aqui o que não tem em casa, riquezas naturais em abundancia.
Mas não podemos se acomodar com essa situação de exportadores de commodities, se aqui temos matéria prima para exportar, a longo prazo se investirmos na industria nacional teremos produtos prontos para vender. Claro que isso não é algo fácil de se fazer, mas se não dermos o primeiro passo para mudarmos nossa situação de ser apenas o "celeiro do mundo" para se tornar um exportador de produtos de primeira qualidade, continuaremos nos status de nação submissa, precisamos de uma mentalidade que seja do tamanho do Brasil, não podemos ser afrontados como hoje somos por qualquer nação que não tem nem 10% do que temos, mais que dominam a diplomacia internacional com o seu poder econômico.
Devemos ser aberto a qualquer tipo de negócio que seja bom para o Brasil, sem olharmos o campo ideológico, só assim trilharemos o caminho da prosperidade.
Comentários
Postar um comentário