Pular para o conteúdo principal

Batalha Naval do Riachuelo


Obra de Victor Meirelles sobre a Batalha do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de julho de 1865. É considerada o maior e decisivo combate na Guerra contra o Paraguai.
O combate ocorreu às margens do rio Riachuelo, que é um dos afluentes do Rio Paraguai. A batalha foi na cidade de Corrientes, que fica na Argentina.
A Batalha do Riachuelo ocorreu porque o Paraguai visava ampliar o controle dos rios que integravam a bacia do Prata. Essa era a estratégia para chegar ao oceano Atlântico e facilitar o escoamento e recebimento de mercadorias.
Os paraguaios também tencionavam ingressar no comércio de armas e receber material bélico da Europa.
A batalha foi perdida pelo Paraguai devido a um erro estratégico. Os comandantes aproveitariam o clima e haveria nevoeiro, o que dificultaria a esquadra brasileira.
Do lado paraguaio, um dos navios teve problemas e atrasou os demais. O problema favoreceu a vitória brasileira.
A batalha teve nove navios brasileiros e 1,4 mil combatentes. Também foram usados 38 canhões no mar. Em terra, o combate teve 1,2 mil soldados e 22 canhões. Houve 351 mortes.
No lado paraguaio, 1,2 mil homens combateram. Do montante, 1,1 mil eram da Marinha e outros 1,1 mil do Exército. Foram usados nove navios que comportaram 59 canhões. No total, 104 mortes foram catalogadas.

A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança foi o maior conflito militar registrado na América do Sul. Aconteceu entre 1865 e 1870.
O conflito ocorreu após a morte de Carlos Antônio Lopes, que negociara uma saída para o mar com o Uruguai. O objetivo era garantir as exportações.
A indústria paraguaia era pujante. Enquanto isso, Argentina e Brasil dependiam exclusivamente de importações.
A economia paraguaia era a melhor da América Latina, sendo o único país a não contar com dívida externa. Também não havia analfabetos.
O bom desempenho assustou os ingleses, que planejavam manter seu poderio e articularam estratégias para enfraquecer o Paraguai. A meta era mudar sua condição de independente do capital estrangeiro e reduzir as medidas que o levavam ao progresso.
Em 1865, Argentina e Brasil invadem o Uruguai. A medida veta o acesso paraguaio ao mar e o país, sem negociação, rompe relações diplomáticas com os vizinhos. No Brasil, a primeira invasão foi no Mato Grosso.
Durante o conflito, 75% da população paraguaia foi morta. No início do conflito havia 800 mil habitantes. Ao fim, restaram 194 mil. A população adulta foi dizimada. Praticamente não sobraram homens.
O Paraguai perdeu 140 mil quilômetros quadrados do território. A área foi partilhada entre Argentina e Brasil.

Fonte: Toda Materia

Comentários

  1. Pô, vc sabe que o lance da indústria paraguaia é mentira né? História nacionalista e uma praga, mas é mais bizarro nesse caso, que quem popularizou essa teoria foi um argentino (obviamente não falando de vc).

    ResponderExcluir
  2. Um pouco complicado a Inglaterra ter influenciado o Brasil, já que as relações diplomáticas habían sido cortadas já há alguns anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Norris tenta se preparar para a voltada F1

Pilotar um carro de Fórmula 1 é uma atividade intensamente física que exige que os pilotos estejam no auge de sua forma física, mas Lando Norris diz que nenhuma quantidade de treinamento pode realmente preparar o corpo para o "choque" de voltar ao carro quando a corrida acontece.  Em um  bate-papo ao  vivo no Instagram  com Will Buxton, da F1, Norris explicou o que está fazendo durante a quarentena para tentar se manter em forma, mas disse que quando a temporada começar, ainda será difícil para todos os pilotos quando eles voltarem para os carros. pela primeira vez. “Eu tenho me concentrado nas coisas em que posso me concentrar, que é meu treinamento, fisicamente, tentando manter isso nos testes de pré-temporada, especialmente porque quando você voltar a pilotar, será um choque para o corpo ," ele disse. “Ser capaz de deixar de fazer nada - nem mesmo testar ou dirigir um carro da F3 ou qualquer carro de qualquer espécie - está literalmente passando de dirigir um

Tiradentes: o herói fabricado

 Joaquim José da Silva Xavier, conhecido na história como Tiradentes, foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. Em 1965, foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867 e é a única pessoa do país homenageada com um feriado na data de sua morte. Do século 18 para cá, muitas histórias se construíram ao redor da figura do mártir e da Inconfidência Mineira, revolta colonial da qual participou. Mas o que é mentira e o que é verdade na história desse personagem histórico? Elencamos dez afirmações recorrentes quando se fala desse momento do Brasil. Apenas uma é real. Veja se você consegue descobrir: 1) Os inconfidentes lutaram pela Independência do Brasil; 2) O grande motivo da Inconfidência Mineira foi a cobrança de impostos sobre o ouro retirado das minas; 3) A Inconfidência Mineira foi o movimento separatista mais importante do Brasil; 4) Conhecemos Joaquim José da Silva Xavier como Tiradentes por que ele tinha o título de dentista; 5) Era l

Bandeiras históricas do Brasil

Bandeiras históricas do Brasil Nossa atual bandeira é datada de 19 de novembro de 1889, e sofreu algumas alterações com a criação de novos estados, mais antes disso o Brasil teve 12 bandeiras, a maioria ligada ao domínio português em terras tupiniquins, vamos ver quais foram essas bandeiras: Bandeira de Ordem de Cristo (1332 - 1651) A Ordem de Cristo, rica e poderosa, patrocinou as grandes navegações lusitanas e exerceu grande influência nos dois primeiros séculos da vida brasileira. A cruz de Cristo estava pintada nas velas da frota cabralina e o estandarte da Ordem esteve presente no descobrimento de nossa terra, participando das duas primeiras missas. Os marcos traziam de um lado o escudo português e do outro a Cruz de Cristo.                                       Bandeira Real (1500 - 1521)   Era o pavilhão oficial do Reino Português na época do descobrimento do Brasil e presidiu a todos os acontecimentos importantes havidos em nossa terra