Pular para o conteúdo principal

O Parlamentarismo é o caminho.



Eu creio que o atual sistema político vigente no Brasil é ultrapassado, além de estar corrompido pela velha política de interesse dos grandes "caciques". A vontade da grande maioria é deixada de lado, apenas interessea escusos são prioritários, uma grande reforma política se faz necessária no momento, ou vamos caminhar para uma extrema falta de governabilidade, só se tem apoio se o comprar. Michel Temer é um grande exemplo: no parlamentarismo ele já estaria fora do poder a muito tempo, o afastamento de Dilma Rousseff não seria tão demorado é traumático como foi. No sistema parlamentarista todos se unem pelo bem da nação ou estão todos fora. Vamos ver abaixo como esse sistema funciona, veremos que já tivemos esse modelo no Brasil por curtos períodos, vejamos lá:

O que é Parlamentarismo:
Parlamentarismo é um tipo de regime político ou governo caracterizado por possuir um gabinete de ministros, que forma o parlamento. Todos os projetos, leis e demais decisões do governo estão submetidos a votação desse parlamento, em um sistema parlamentarista.
Em uma República Parlamentarista, o presidente da república é o responsável pela nação, enquanto que o controle do governo fica a cargo do primeiro-ministro, como é o caso de Portugal, por exemplo.
Já em uma Monarquia Parlamentarista, como é o caso do Reino Unido, ao contrário do absolutismo, em que o rei tem total poder de decisão sobre as leis do país, os ministros são os responsáveis por controlar o governo. O primeiro-ministro, também chamado dechanceler, exerce a chefia do Poder Executivo. A escolha do parlamento, no entanto, é feito a partir de um voto de confiança.

Parlamentarismo no Brasil
O parlamentarismo no Brasil surgiu em dois episódios distintos:
1. De 1847 a 1889, durante o período que ficou conhecido como Segundo Reinado, onde o Imperador Dom Pedro II instaurou no país o que foi chamado de "Parlamentarismo às Avessas".
2. De setembro de 1961 a janeiro de 1963, o Brasil passou por uma grande crise após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Para tentar minimizar e solucionar os problemas no país, o governo adotou um regime parlamentarista, que durou pouco. 
Parlamentarismo às Avessas
O Parlamentarismo às Avessas é uma expressão que foi adotada para definir o modelo parlamentarista que foi implantado no Brasil durante o reinado de D. Pedro II.
O regime político levou esse nome por causa da sua organização parlamentar, que era completamente o "avesso" do tradicional modelo inglês.
No sistema inglês, o Parlamento aponta alguns nomes e indicam para o cargo de Primeiro Ministro, ficando depois a cargo do Rei escolher um dos indicados. Porém, a decisão do rei não é definitiva, pois o Parlamento volta a avaliar a escolha feita pela Coroa, tornando-a válida ou não.
Já no caso brasileiro, era o Imperador Dom Pedro II que escolhia o Presidente do Conselho de Ministros (equivalente ao Primeiro Ministro), que por sua vez, montava o "corpo ministerial", ou seja, o Conselho de Ministros.
Para evitar conflitos, Dom Pedro II tinha o costume de ir trocando de Presidente do Conselho de tempos em tempo, ora por um de partido liberal, ora por um conservador e vice-versa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Norris tenta se preparar para a voltada F1

Pilotar um carro de Fórmula 1 é uma atividade intensamente física que exige que os pilotos estejam no auge de sua forma física, mas Lando Norris diz que nenhuma quantidade de treinamento pode realmente preparar o corpo para o "choque" de voltar ao carro quando a corrida acontece.  Em um  bate-papo ao  vivo no Instagram  com Will Buxton, da F1, Norris explicou o que está fazendo durante a quarentena para tentar se manter em forma, mas disse que quando a temporada começar, ainda será difícil para todos os pilotos quando eles voltarem para os carros. pela primeira vez. “Eu tenho me concentrado nas coisas em que posso me concentrar, que é meu treinamento, fisicamente, tentando manter isso nos testes de pré-temporada, especialmente porque quando você voltar a pilotar, será um choque para o corpo ," ele disse. “Ser capaz de deixar de fazer nada - nem mesmo testar ou dirigir um carro da F3 ou qualquer carro de qualquer espécie - está literalmente passando de dirigir um

Tiradentes: o herói fabricado

 Joaquim José da Silva Xavier, conhecido na história como Tiradentes, foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. Em 1965, foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867 e é a única pessoa do país homenageada com um feriado na data de sua morte. Do século 18 para cá, muitas histórias se construíram ao redor da figura do mártir e da Inconfidência Mineira, revolta colonial da qual participou. Mas o que é mentira e o que é verdade na história desse personagem histórico? Elencamos dez afirmações recorrentes quando se fala desse momento do Brasil. Apenas uma é real. Veja se você consegue descobrir: 1) Os inconfidentes lutaram pela Independência do Brasil; 2) O grande motivo da Inconfidência Mineira foi a cobrança de impostos sobre o ouro retirado das minas; 3) A Inconfidência Mineira foi o movimento separatista mais importante do Brasil; 4) Conhecemos Joaquim José da Silva Xavier como Tiradentes por que ele tinha o título de dentista; 5) Era l

Bandeiras históricas do Brasil

Bandeiras históricas do Brasil Nossa atual bandeira é datada de 19 de novembro de 1889, e sofreu algumas alterações com a criação de novos estados, mais antes disso o Brasil teve 12 bandeiras, a maioria ligada ao domínio português em terras tupiniquins, vamos ver quais foram essas bandeiras: Bandeira de Ordem de Cristo (1332 - 1651) A Ordem de Cristo, rica e poderosa, patrocinou as grandes navegações lusitanas e exerceu grande influência nos dois primeiros séculos da vida brasileira. A cruz de Cristo estava pintada nas velas da frota cabralina e o estandarte da Ordem esteve presente no descobrimento de nossa terra, participando das duas primeiras missas. Os marcos traziam de um lado o escudo português e do outro a Cruz de Cristo.                                       Bandeira Real (1500 - 1521)   Era o pavilhão oficial do Reino Português na época do descobrimento do Brasil e presidiu a todos os acontecimentos importantes havidos em nossa terra